Estudar é muito mais do que ler livros e preparar resumos. Existem diversas técnicas que podem ser aplicadas em função do resultado que se espera (guardar ou “decorar” informações; desenvolver a capacidade analítica; elaborar proposições…). Assim, para a pergunta “Como você estuda?“, se a sua resposta for “Eu leio o livro e minhas anotações“, então você precisa conhecer algumas técnicas.

Neste texto são apresentadas algumas dicas iniciais sobre o ato de estudar. Muitas podem parecer óbvias, mas isso não significa que são seguidas. Tomar consciência do que é estudar e como isso impacta em nossas vidas é algo fundamental.

 A) Fazendo anotações

– sempre anote as aulas de uma disciplina em um mesmo caderno, isso ajuda a manter as informações juntas e facilita na leitura evolutiva das anotações. Não se esqueça de colocar as datas em cada uma das folhas de anotação.

– as anotações devem ter o máximo possível de informações, buscando anotar tudo o que for dito pelo professor. Não se trata de anotar todas as palavras do professor, mas todas as ideias desenvolvidas. Caso você tente anotar apenas o que acha interessante, poderá criar buracos no conteúdo trabalhado.

– Quando você for estudar, as anotações devem ser capazes de trazer a sequência inteira de ideias e conceitos desenvolvidas nas aulas. 

– Qualquer coisa que o professor escrever na lousa deve ser anotada. Se o professor gastou tempo para escrever, é porque deve ser importante.

– Busque sempre fazer suas anotações de forma organizada e padronizada. Isso auxilia nos estudos. O uso de cores variadas facilita no destaque de pontos importantes, além de favorecer a memória visual.

B) Se envolva na aula

– Frequentar uma aula não basta, é preciso participar. Tenha sempre em mente que você não está lá para assistir uma aula e sim para aprender.

– Se a aula está muito rápida ou você não está entendendo alguma coisa, pergunte, peça esclarecimento para o professor. 

– Quando a aula envolver trabalhos em grupos, se envolva na sua elaboração e apresentação. Os exercícios em grupo são importantes metodologias utilizadas para a consolidação do que é ensinado. 

C) Revisão

– Estudar com frequência é fundamental. Além disto, é mais eficiente do que deixar para estudar apenas na véspera das provas. Não é preciso muito, apenas 30 minutos por dia/disciplina costuma se suficiente para um bom resultado.

– Algumas pesquisas indicam que a revisão de anotações dentro das primeiras 24h aumentam a capacidade de retenção em aproximadamente 60%.

– Reveja, mesmo que rapidamente, suas anotações de uma aula antes da seguinte. Isso te permite identificar pontos ainda confusos ou mesmo incertos. Além disto, você estará mais preparado para participar das aulas.

D) Vocabulário

– Sempre atente para o vocabulário, ele é a base do conhecimento. Qualquer palavra que você não saiba exatamente o significado deve ser melhor compreendida. Na maior parte das vezes elas formam um conceito, então pergunte para o professor.

– Em todas as áreas o domínio do vocabulário é fundamental para a real compreensão da área. Conheça os as palavras, seus significados e aplicações.

E) Leituras

– Mantenha suas leituras sempre atualizadas.

– Nem sempre os professores especificam exatamente quais são as leituras para cada uma das aulas, porém isso não significa que você não precisa ler. Busque no programa da disciplina, certamente lá existirão indicações bibliográficas.

 

Leave a Reply