Uma parte muito importante da aprendizagem ativa está ligada a trabalhos que os estudantes devem fazer. Assim, espere que os professores indiquem diferentes tipos de trabalhos e saiba que eles ocuparão um tempo cada vez maior da sua vida acadêmica.

A seguir são apresentadas algumas dicas para melhorar o seu desempenho na concepção e execução de trabalhos acadêmicos.

1) Tempo

Como você já sabe, não deixe acumular os trabalhos para a véspera da entrega. Se você tem um artigo para escrever, um seminário para apresentar ou mesmo uma pesquisa para fazer, comece a fazer agora. Geralmente os professores ficarão felizes em receber seu trabalho com antecedência, o que pode resultar em:

(a) uma visão positiva do professor sobre você

(b) uma possível recompensa em forma de nota

(c) um possível retorno/correção antecipado do seu trabalho, de forma que você terá a oportunidade para corrigir possíveis erros

Geralmente um bom trabalho não pode ser desenvolvido em um dia. Além disto, quando se deixa para a última hora, uma série de fatores impactam negativamente na execução do trabalho: ansiedade, dificuldade em encontrar materiais, impossibilidade de tirar dúvidas ou consultar o professor.

2) Apresentação

Além do conteúdo, a apresentação é outro elemento fundamental. Um trabalho bem apresentado graficamente impressiona o professor mesmo antes de ele ter lido o conteúdo. Seguem algumas dicas com relação a isso:

  • sempre que possível (e autorizado pelo professor) entregue o trabalho impresso.
  • nunca entregue um trabalho à lápis, o uso de caneta mostra maturidade.
  • sempre lembre-se de colocar um cabeçalho no trabalho (nome da faculdade, disciplina, nome do professor, seu nome, turma).
  • evite o uso de imagens infantis, as imagens somente devem ser usadas se auxiliarem na compreensão do que é apresentado no trabalho.

 

 

Leave a Reply