Uma prova busca averiguar o conhecimento acumulado pelo estudante e pode ser de diferentes estilos, exigindo mais compreensão, memorização, reflexão… A seguir serão apresentadas algumas estratégias voltadas à preparação para uma prova.

A) Você é o estudante. Isso significa que caberá a você ter contato com as informações e conhecimentos desenvolvidos em aula. Quanto mais você buscar trabalhar com o que foi ensinado, melhores serão os retornos. Leia suas anotações, reveja os capítulos indicados, converse sobre o tema. Quanto mais você fizer isso, mais sua memória ficará pronta.

B) Não espere a noite anterior. Estudos indicam que estudar muitas horas concentradas reduzem a capacidade de o cérebro processar as informações. Tente, pelo menos, estudar 1 hora por dia durante toda a semana que antecede uma prova. Estudando um pouco por vez você terá retornos melhores.

C) Saiba como será a prova. Se não foi explicado o formato da prova, pergunte ao professor. Quando mais souber do estilo da prova, melhor será sua capacidade de se antecipar. Procure provas aplicadas pelo mesmo professor em semestres anteriores, será uma boa forma de entender como ele cobra a matéria dada.

D) Leia o que foi indicado. A seguir são apresentadas algumas dicas de como se fazer uma boa leitura de preparação para uma prova.

  1. Destaque os tópicos e subtópicos, isso pode ser feito grifando o texto ou mesmo criando uma espécie de sumário, te ajudando a compreender o conteúdo como algo maior.
  2. Destaque com outra cor os conceitos, de forma a ter a estrutura do que foi estudado e os conceitos utilizados para isso.

E) Faça um resumo do que deve ser estudado e o utilize como base para o estudo. Primeiro você deve fazer um resumo com toda a matéria, buscando esquematizar os temas e conceitos. A partir desta visão mais ampla, você deve buscar estudar como cada conceitos foi trabalhado e, somente assim, se concentrar em possíveis informações que devem ser decoradas. Basicamente você deve ir do geral para o específico. Não adianta ficar lendo um resumo na sequência até decorar as palavras, o que importam são os conceitos e não a forma como você escreveu o resumo.

F) Estabeleça como tratará as informações. Quanto mais variadas forem as formas (táticas) que você utiliza para tratar das informações, melhores serão os resultados. A seguir são apresentadas algumas táticas:

  1. Faça gráficos, diagramas e figuras.
  2. Faça listas.
  3. Se a matéria apresenta estruturas, pratique desenhá-las.

G) Faça um auto-teste. Quando estiver estudando desenvolva perguntas sobre os tópicos. Ao final do estudo, junte todas as perguntas e as transforme numa prova.

H) Nunca estude a noite toda. Não adianta estudar uma noite toda antes da prova. O ganho que você terá com o estudo intensivo será parcialmente perdido em função do esgotamento mental e físico. Sua capacidade de concentração será diminuída, o ideal é sempre quebrar o estudo em pouco tempo por vários dias.

 

Leave a Reply