Curso

Elaboração de provas no estilo ENADE

Objetivo

Capacitar professores universitários a desenvolver questões de múltipla-escolha e discursivas nos moldes aplicados ao desenvolvimento do ENADE.

Desenvolvimento do curso

O curso é totalmente aplicado. A primeira metade é destinada à apresentação da estrutura da matriz de construção da prova, bem como de técnicas para a elaboração de questões (tanto de múltipla-escolha quando discursivas). 

Contexto

O ENADE é uma avaliação federal do ensino superior que tem como objetivo central avaliar o desenvolvimento de habilidades e competências. Mais do que uma “prova teste”, trata-se de uma prova desenvolvida a partir de uma matriz de habilidades, competências e objetos do conhecimento. Além da matriz, é importante conhecer as técnicas existentes para a concepção e elaboração de questões.

Ganhos institucionais

O resultado das provas do ENADE podem impactar de diferentes formas as faculdades: de mal avaliação por parte de candidatos (poder de atratividade) ao fechamento do curso. Muito do baixo desempenho de estudantes na prova do ENADE está ligado a dois fatores: baixa motivação para fazer a prova e dificuldade em responder às questões do ENADE em função de seu formato.

Ao treinar os professores para a elaboração de questões no estilo ENADE espera-se deixar os alunos mais preparados para lidar com questões apresentados em formatos não-tradicionais. Para tanto, é aconselhável que a instituição universitária siga dois caminhos: (1) solicite a seus professores que apliquem provas no estilo ENADE regularmente e (2) desenvolva provas que integrem todo o conteúdo e habilidades demandadas, no estilo de grandes simulados.

Facilitador

Rodrigo Cintra – elaborador da prova ENADE 2013. Pós-doutorado em Indústrias Criativas (ISCTE, Lisboa, Portugal); Doutor em Relações Internacionais (UnB); Mestre em Ciência Política (USP); Bacharel em Relações Internacionais (PUC-SP). Professor universitário há mais de 10 anos. Professor convidado do IÉSEG (Paris, França)

Duração

4h

Tamanho máximo da turma

30 participantes

{loadformmaker 10}

 

Leave a Reply