Curso

Introdução à aprendizagem ativa

Objetivo

Apresentar os fundamentos da aprendizagem ativa discutindo a dimensão do ensino, da aprendizagem e das funções dos professores.

Desenvolvimento do curso

O curso apresenta uma discussão sobre as partes (estudantes e professores) do processo de ensino-aprendizagem, apresentando expectativas e formas de tratá-las. Também são apresentadas as principais formas de aprendizagem ativa.

Nota-se que este é um curso introdutório, tendo o foco voltado à sensibilização dos professores quanto a seu papel.

Contexto

A aprendizagem ativa engloba um conjunto de práticas pedagógicas cujo objetivo central é colocar o estudante no centro do processo de ensino-aprendizagem. Estas práticas tratam de diferentes dimensões e expectativas dos estudantes, de forma a deixar o ambiente escolar mais atualizado em relação às demandas de uma juventude cada vez mais informatizada.

Ganhos institucionais

A aprendizagem ativa permite aos professores desenvolverem ações pedagógicas capazes estimular os estudantes a se engajarem mais nas disciplinas. Pesquisas indicam que o uso da aprendizagem ativa em sala aumenta o desenvolvimento de habilidades (especialmente em termos de competências e atitudes) dos estudantes.

Os professores que utilizam metodologias de aprendizagem ativa tendem a aumentar suas avaliações individuais, além de encontrar um ambiente de aprendizagem mais favorável. Em termos institucionais os ganhos que são vistos estão ligados à diminuição da evasão escolar e da satisfação da comunidade discente com ambiente escolar.

Facilitador

Rodrigo Cintra – elaborador da prova ENADE 2013. Pós-doutorado em Indústrias Criativas (ISCTE, Lisboa, Portugal); Doutor em Relações Internacionais (UnB); Mestre em Ciência Política (USP); Bacharel em Relações Internacionais (PUC-SP). Professor universitário há mais de 10 anos. Professor convidado do IÉSEG (Paris, França)

Duração

3h

Tamanho máximo da turma

30 participantes

{loadformmaker 10}

 

Leave a Reply