Curso

Técnicas de aprendizagem ativa

Objetivo

Apresentar e treinar os professores na utilização de diferentes técnicas de aprendizagem ativa.

Desenvolvimento do curso

O curso apresenta diferentes técnicas de aprendizagem ativa, mostrando suas fundamentações, formas de aplicação, limitações e potenciais. Além da apresentação conceitual das técnicas, também são realizados exercícios e discussões com o grupo para o desenvolvimento de estratégias de implementação.

Este curso tem como pre-requisito o curso de Introdução à aprendizagem ativa.

Contexto

A aprendizagem ativa é uma forma de tratar do processo de ensino-aprendizagem. Existem diferentes técnicas que servem a diferentes objetivos (tanto pedagógicos, quanto de tempo de retorno). Assim, além de compreender as diferentes técnicas de aprendizagem ativa, é importante também saber quando e porque usá-las. Algumas técnicas são voltadas para o cotidiano das aulas, outras para a estruturação de disciplinas. O curso procura endereçar estas discussões, favorecendo a maximização dos resultados de sua aplicação.

Ganhos institucionais

A compreensão, por parte dos professores, de quais técnicas de aprendizagem ativa devem ser utilizadas é algo que permite uma melhor estruturação das aulas, das disciplinas e, por conseguinte, dos próprios cursos. A partir do momento em que os professores dominam estas técnicas, o curso pode ser estruturado em eixos de desenvolvimento de competências, favorecendo o desenvolvimento do perfil profissional buscado.

Facilitador

Rodrigo Cintra – elaborador da prova ENADE 2013. Pós-doutorado em Indústrias Criativas (ISCTE, Lisboa, Portugal); Doutor em Relações Internacionais (UnB); Mestre em Ciência Política (USP); Bacharel em Relações Internacionais (PUC-SP). Professor universitário há mais de 10 anos. Professor convidado do IÉSEG (Paris, França)

Duração

4h (este curso tem como pre-requisito o curso de Introdução à aprendizagem ativa)

Tamanho máximo da turma

30 participantes

{loadformmaker 10}

 

Leave a Reply