O sistema educacional é constantemente desafiado pela relação entre professores e estudantes. De um lado temos o conhecimento acumulado pela civilização, bem como o conjunto de códigos de ética e de estética que devem ser transmitidos. De outro temos pessoas com necessidades individuais e sociais imersas em contextos dinâmicos. O resultado disto é que dinâmicas de ensino podem se mostrar menos adequadas ao passar do tempo.

Independente dos contextos analisados, algo tem se mostrado cada vez mais presente: o esgotamento do modelo tradicional de ensino. Para este modelo, o professor desempenha um papel fundamental na seleção e transmissão de um conjunto de conhecimentos, cabendo ao aluno assimilar o máximo possível de conhecimento. No entanto, diante da grande disponibilidade de informações e conhecimentos, bem como da facilidade de acesso a eles (sobretudo com a internet), o papel tradicionalmente desempenhado pelo professor perde relevância.

Um modelo alternativo tem se fortalecido para superar este contexto: a aprendizagem ativa. Em termos mais simples, a aprendizagem ativa é o processo de ensino-aprendizagem no qual o professor perde o papel de transmissor de conhecimento e o aluno perde o papel de acumulador passivo de conhecimento. Ao mesmo tempo, o professor ganha o papel de curador do conhecimento e criador de condições para o desenvolvimento e/ou aprimoramento de competências dos estudantes. Estes, por sua vez, ganham o papel de auto-desenvolvedores de suas competências.

Na aprendizagem ativa o professor parte das habilidades que pretende desenvolver em seus estudantes, mais do que no conteúdo a ser transmitido. Isso não significa que a centralidade do processo sai do professor e passa para o estudante, mais do que isto, ela passa a ser compartilhada. Caberá ao professor desenvolver atividades nas quais seus estudantes possam tanto ter contato com os conhecimentos necessários, quanto possam executar ações voltadas ao desenvolvimento de suas competências.

O objetivo deste portal é oferecer um conjunto de informações, dicas, técnicas e textos sobre a aprendizagem ativa e as dimensões com ela relacionadas. O conjunto de artigos está dividido em diferentes categorias:

1) Aprendizagem Ativa

Aqui estão os artigos que falam sobre o que é a aprendizagem ativa, quais são seus fundamentos pedagógicos, além de apresentar técnicas que podem ser usadas pelos professores.

2) Professor

Área dedicada à reflexão sobre o professor e seu papel em sala de aula. São, também, apresentadas algumas técnicas de aula.

3) Estudante

Geralmente o foco está no professor e suas técnicas. A ideia desta seção é oferecer aos estudantes um conjunto de reflexões e técnicas de estudo. O que é e como devemos estudar?

4) Educação

Área dedicada a reflexões sobre a educação, em termos mais gerais. Discussões sobre pedagogia e modelos de ensino.

 

One Comment

  1. Pingback: A aprendizagem a ativa e seus benefícios | Humor delicado

Leave a Reply