Estudar não é algo fácil ou mesmo natural. Isso tem uma implicação imediata muito importante: precisamos aprender como se faz. Ao longo de nossa vida escolar somos desafiados a enfrentar conteúdos diversos e mostrar que os dominamos.

Levando em consideração que os conteúdos são diversos (alguns temos que compreender, outros temos que simplesmente decorar, outros temos que propor) e que as formas de mostrar que dominamos o conhecimento também são diversas (provas, trabalhos, seminários, chamada oral), como nos preparamos para isso tudo? Dá para usar a mesma estratégia para tudo? Em termos gerais a resposta à primeira pergunta é: nos preparamos mal. Para a segunda: não dá para usar a mesma estratégia.

No Brasil o mundo escolar não costuma gastar tempo para ensinar como devemos estudar. Partimos do pressuposto que o estudante sabe estudar, que basta prestar atenção nas aulas, ler os livros indicados e rever tudo perto da prova. Mas isso não é suficiente. Se ficarmos apenas com essas estratégias, por mais horas que dediquemos ao estudo, o resultado deverá ser ruim. Neste caso, tempo é bem diferente de produtividade.

Um dos objetivos do portal da Aprendizagem Ativa é passar algumas dicas, táticas e estratégias sobre o que é estudar. A seguir está uma lista de tópicos relacionados a isso.

Técnicas de Estudo

Nesta seção você encontrará um conjunto de orientações para implementar as mais diversas estratégias de estudo. Você encontrará artigos com orientações gerais sobre o que é estudar até como estudar.

 

Leave a Reply